Introdução
A aquisição de linguagem é um processo complexo que envolve a aprendizagem de uma língua de forma natural, sem a necessidade de instrução formal. Diversas teorias têm sido propostas para explicar como esse processo ocorre e como podemos facilitá-lo. Neste glossário, vamos explorar a teoria de Krashen e outras teorias de aquisição de linguagem, analisando seus principais conceitos e contribuições para o campo da linguística.
O que é: Krashen
Stephen Krashen é um renomado linguista e professor emérito da Universidade do Sul da Califórnia. Ele é conhecido por suas contribuições no campo da aquisição de segunda língua e suas teorias revolucionárias sobre como aprendemos e adquirimos uma nova língua. Krashen propôs uma abordagem chamada “Monitor Model”, que se baseia em cinco hipóteses principais.
Hipótese do Input
Segundo Krashen, a aquisição de linguagem ocorre quando somos expostos a um input compreensível, ou seja, quando somos expostos a mensagens na língua-alvo que conseguimos entender, mesmo que não compreendamos todas as palavras ou estruturas presentes. Ele argumenta que o input compreensível é essencial para o desenvolvimento da competência linguística.
Hipótese do Filtro Afetivo
Outra hipótese de Krashen é a do filtro afetivo, que sugere que fatores emocionais, como ansiedade, estresse e motivação, podem afetar a aquisição de linguagem. De acordo com ele, um ambiente de aprendizagem livre de estresse e com motivação intrínseca é mais propício para a aquisição efetiva de uma nova língua.
Hipótese do Monitor
A hipótese do monitor propõe que a aprendizagem consciente, ou seja, o uso do conhecimento explícito de regras gramaticais e vocabulário, pode atuar como um monitor para a produção linguística. No entanto, Krashen argumenta que o monitor deve ser usado de forma limitada, pois o foco excessivo na correção gramatical pode inibir a fluência e a comunicação natural.
Hipótese do Input Compensatório
Segundo essa hipótese, quando somos expostos a um input que está além do nosso nível atual de competência linguística, nosso cérebro busca compensar essa lacuna por meio de mecanismos de aquisição. Ou seja, a exposição a um input mais complexo e desafiador pode impulsionar o processo de aquisição de linguagem.
Hipótese do Acesso
A última hipótese de Krashen é a do acesso, que afirma que a aquisição de linguagem ocorre quando temos acesso a uma grande quantidade de input compreensível ao longo do tempo. Quanto mais exposição tivermos à língua-alvo, maiores serão as chances de desenvolvermos habilidades linguísticas sólidas.
Teorias de Aquisição de Linguagem
Além da teoria de Krashen, existem outras teorias importantes que contribuem para a compreensão da aquisição de linguagem. Vamos explorar algumas delas:
Teoria do Construtivismo
O construtivismo propõe que a aquisição de linguagem é um processo ativo em que os indivíduos constroem seu próprio conhecimento por meio da interação com o ambiente. Segundo essa teoria, a linguagem é adquirida por meio da construção de significados a partir de experiências concretas e da interação social.
Teoria do Inatismo
A teoria do inatismo, proposta por Noam Chomsky, sugere que os seres humanos têm uma predisposição biológica para adquirir a linguagem. Segundo Chomsky, existe uma gramática universal inata que permite que as crianças aprendam qualquer língua de forma rápida e eficiente.
Teoria Sociocultural
A teoria sociocultural, desenvolvida por Lev Vygotsky, enfatiza a importância do contexto social e cultural na aquisição de linguagem. Segundo Vygotsky, a interação com falantes mais experientes e a participação em atividades sociais são fundamentais para o desenvolvimento da linguagem.
Teoria Cognitivista
A teoria cognitivista argumenta que a aquisição de linguagem está relacionada ao desenvolvimento cognitivo. Segundo essa teoria, a linguagem é adquirida à medida que as crianças desenvolvem habilidades cognitivas, como memória, atenção e raciocínio lógico.
Teoria Behaviorista
A teoria behaviorista, proposta por B.F. Skinner, enfatiza a importância do condicionamento e do reforço na aquisição de linguagem. Segundo Skinner, as crianças aprendem a linguagem por meio da imitação e da associação de estímulos e respostas.
Teoria Interacionista
A teoria interacionista, desenvolvida por Michael Halliday, destaca a importância da interação entre a criança e seu ambiente para a aquisição de linguagem. Segundo Halliday, a linguagem é adquirida por meio da interação social, em que a criança aprende a usar a linguagem para se comunicar e expressar suas necessidades.
Teoria da Competência Comunicativa
A teoria da competência comunicativa, proposta por Dell Hymes, enfatiza a importância do contexto comunicativo na aquisição de linguagem. Segundo Hymes, a competência comunicativa envolve não apenas o conhecimento gramatical, mas também a capacidade de usar a linguagem de forma apropriada em diferentes situações sociais.
Essas são apenas algumas das teorias de aquisição de linguagem que têm contribuído para o entendimento desse processo complexo. Cada teoria oferece uma perspectiva única e complementar, ajudando-nos a compreender melhor como adquirimos e aprendemos uma nova língua.