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O que é: Krashen, Teorias de Aquisição de Linguagem

Glossário: O que é Krashen e Teorias de Aquisição de Linguagem

Introdução

A aquisição de linguagem é um processo complexo que envolve a aprendizagem de uma língua de forma natural, sem a necessidade de instrução formal. Diversas teorias têm sido propostas para explicar como esse processo ocorre e como podemos facilitá-lo. Neste glossário, vamos explorar a teoria de Krashen e outras teorias de aquisição de linguagem, analisando seus principais conceitos e contribuições para o campo da linguística.

O que é: Krashen

Stephen Krashen é um renomado linguista e professor emérito da Universidade do Sul da Califórnia. Ele é conhecido por suas contribuições no campo da aquisição de segunda língua e suas teorias revolucionárias sobre como aprendemos e adquirimos uma nova língua. Krashen propôs uma abordagem chamada “Monitor Model”, que se baseia em cinco hipóteses principais.

Hipótese do Input

Segundo Krashen, a aquisição de linguagem ocorre quando somos expostos a um input compreensível, ou seja, quando somos expostos a mensagens na língua-alvo que conseguimos entender, mesmo que não compreendamos todas as palavras ou estruturas presentes. Ele argumenta que o input compreensível é essencial para o desenvolvimento da competência linguística.

Hipótese do Filtro Afetivo

Outra hipótese de Krashen é a do filtro afetivo, que sugere que fatores emocionais, como ansiedade, estresse e motivação, podem afetar a aquisição de linguagem. De acordo com ele, um ambiente de aprendizagem livre de estresse e com motivação intrínseca é mais propício para a aquisição efetiva de uma nova língua.

Hipótese do Monitor

A hipótese do monitor propõe que a aprendizagem consciente, ou seja, o uso do conhecimento explícito de regras gramaticais e vocabulário, pode atuar como um monitor para a produção linguística. No entanto, Krashen argumenta que o monitor deve ser usado de forma limitada, pois o foco excessivo na correção gramatical pode inibir a fluência e a comunicação natural.

Hipótese do Input Compensatório

Segundo essa hipótese, quando somos expostos a um input que está além do nosso nível atual de competência linguística, nosso cérebro busca compensar essa lacuna por meio de mecanismos de aquisição. Ou seja, a exposição a um input mais complexo e desafiador pode impulsionar o processo de aquisição de linguagem.

Hipótese do Acesso

A última hipótese de Krashen é a do acesso, que afirma que a aquisição de linguagem ocorre quando temos acesso a uma grande quantidade de input compreensível ao longo do tempo. Quanto mais exposição tivermos à língua-alvo, maiores serão as chances de desenvolvermos habilidades linguísticas sólidas.

Teorias de Aquisição de Linguagem

Além da teoria de Krashen, existem outras teorias importantes que contribuem para a compreensão da aquisição de linguagem. Vamos explorar algumas delas:

Teoria do Construtivismo

O construtivismo propõe que a aquisição de linguagem é um processo ativo em que os indivíduos constroem seu próprio conhecimento por meio da interação com o ambiente. Segundo essa teoria, a linguagem é adquirida por meio da construção de significados a partir de experiências concretas e da interação social.

Teoria do Inatismo

A teoria do inatismo, proposta por Noam Chomsky, sugere que os seres humanos têm uma predisposição biológica para adquirir a linguagem. Segundo Chomsky, existe uma gramática universal inata que permite que as crianças aprendam qualquer língua de forma rápida e eficiente.

Teoria Sociocultural

A teoria sociocultural, desenvolvida por Lev Vygotsky, enfatiza a importância do contexto social e cultural na aquisição de linguagem. Segundo Vygotsky, a interação com falantes mais experientes e a participação em atividades sociais são fundamentais para o desenvolvimento da linguagem.

Teoria Cognitivista

A teoria cognitivista argumenta que a aquisição de linguagem está relacionada ao desenvolvimento cognitivo. Segundo essa teoria, a linguagem é adquirida à medida que as crianças desenvolvem habilidades cognitivas, como memória, atenção e raciocínio lógico.

Teoria Behaviorista

A teoria behaviorista, proposta por B.F. Skinner, enfatiza a importância do condicionamento e do reforço na aquisição de linguagem. Segundo Skinner, as crianças aprendem a linguagem por meio da imitação e da associação de estímulos e respostas.

Teoria Interacionista

A teoria interacionista, desenvolvida por Michael Halliday, destaca a importância da interação entre a criança e seu ambiente para a aquisição de linguagem. Segundo Halliday, a linguagem é adquirida por meio da interação social, em que a criança aprende a usar a linguagem para se comunicar e expressar suas necessidades.

Teoria da Competência Comunicativa

A teoria da competência comunicativa, proposta por Dell Hymes, enfatiza a importância do contexto comunicativo na aquisição de linguagem. Segundo Hymes, a competência comunicativa envolve não apenas o conhecimento gramatical, mas também a capacidade de usar a linguagem de forma apropriada em diferentes situações sociais.

Essas são apenas algumas das teorias de aquisição de linguagem que têm contribuído para o entendimento desse processo complexo. Cada teoria oferece uma perspectiva única e complementar, ajudando-nos a compreender melhor como adquirimos e aprendemos uma nova língua.