Descrição
O que vou aprender no curso de Educação Especial
No curso de Educação Especial, você terá a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades necessárias para atuar de forma profissional na área da educação inclusiva. Ao longo do curso, você irá explorar diversos temas relacionados à educação especial, desde conceitos básicos até estratégias de ensino e adaptações curriculares. Este glossário irá fornecer uma visão geral dos principais tópicos abordados no curso, permitindo que você se familiarize com o vocabulário e os conceitos-chave da área.
1. Deficiência
A deficiência é uma condição que afeta a funcionalidade de uma pessoa em uma ou mais áreas da vida. No contexto da educação especial, a deficiência pode se manifestar de diferentes formas, como deficiência intelectual, física, sensorial ou transtornos do espectro autista (TEA). É fundamental compreender as características e necessidades específicas de cada tipo de deficiência para oferecer um suporte adequado aos alunos.
2. Inclusão
A inclusão é um princípio fundamental da educação especial, que busca garantir a participação plena e igualitária de todos os alunos, independentemente de suas diferenças. No curso, você aprenderá sobre estratégias e práticas inclusivas, que promovem a adaptação do ambiente educacional e o atendimento às necessidades individuais de cada aluno, visando a sua plena inclusão e desenvolvimento.
3. Adaptações curriculares
As adaptações curriculares são ajustes feitos no currículo escolar para atender às necessidades dos alunos com deficiência. No curso, você irá aprender sobre diferentes tipos de adaptações curriculares, como as adaptações de acesso, que visam garantir que todos os alunos possam participar das atividades propostas, e as adaptações de conteúdo, que buscam adequar o currículo às habilidades e interesses de cada aluno.
4. Avaliação na educação especial
A avaliação na educação especial é um processo contínuo e individualizado, que visa compreender o progresso e as necessidades dos alunos com deficiência. No curso, você irá explorar diferentes métodos e instrumentos de avaliação, bem como estratégias para interpretar os resultados e utilizá-los para planejar intervenções educacionais eficazes.
5. Tecnologias assistivas
As tecnologias assistivas são recursos e dispositivos que auxiliam pessoas com deficiência a realizar atividades cotidianas e participar ativamente da sociedade. No curso, você irá conhecer diferentes tipos de tecnologias assistivas, como softwares de comunicação alternativa, próteses e órteses, e aprenderá como utilizá-las de forma adequada para promover a inclusão e o desenvolvimento dos alunos.
6. Comunicação alternativa e aumentativa
A comunicação alternativa e aumentativa é um conjunto de estratégias e recursos utilizados por pessoas com dificuldades na fala ou na linguagem para se comunicarem. No curso, você irá aprender sobre diferentes sistemas de comunicação alternativa, como pranchas de comunicação, sistemas de símbolos e softwares de comunicação por meio de imagens, e como utilizá-los para apoiar a comunicação dos alunos.
7. Transtornos do espectro autista (TEA)
Os transtornos do espectro autista (TEA) são condições neurobiológicas que afetam o desenvolvimento da comunicação, interação social e comportamento. No curso, você irá estudar os principais aspectos relacionados ao TEA, como suas características, diagnóstico, intervenções educacionais e estratégias de apoio aos alunos com TEA.
8. Estratégias de ensino
No curso, você irá explorar diferentes estratégias de ensino que podem ser utilizadas para atender às necessidades dos alunos com deficiência. Serão abordadas estratégias de ensino individualizadas, estratégias de ensino colaborativas, estratégias de ensino baseadas em tecnologias assistivas, entre outras. O objetivo é fornecer ferramentas práticas para promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.
9. Parceria com a família
A parceria com a família é essencial para o sucesso da educação inclusiva. No curso, você irá aprender sobre a importância da colaboração entre a escola e a família, estratégias para envolver os pais no processo educacional e como estabelecer uma comunicação efetiva com as famílias dos alunos com deficiência.
10. Legislação e políticas públicas
No curso, você irá estudar a legislação e as políticas públicas relacionadas à educação especial no Brasil. Serão abordadas leis e diretrizes que garantem os direitos dos alunos com deficiência, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e o Plano Nacional de Educação (PNE), além de políticas de inclusão escolar e programas governamentais.
11. Transtornos de aprendizagem
Os transtornos de aprendizagem são condições que afetam a aquisição e o uso das habilidades de leitura, escrita e matemática. No curso, você irá aprender sobre os principais transtornos de aprendizagem, como dislexia, discalculia e disgrafia, e estratégias de intervenção para apoiar os alunos com essas dificuldades.
12. Planejamento e desenvolvimento de atividades
No curso, você irá adquirir conhecimentos sobre o planejamento e desenvolvimento de atividades educacionais inclusivas. Serão abordadas estratégias para adaptar e diversificar as atividades, considerando as necessidades e habilidades dos alunos com deficiência, bem como a promoção da participação ativa de todos os alunos no processo de aprendizagem.
13. Ética e profissionalismo na educação especial
A ética e o profissionalismo são fundamentais na atuação como educador(a) especial. No curso, você irá refletir sobre os princípios éticos que norteiam a prática profissional na educação especial, como a valorização da diversidade, o respeito aos direitos dos alunos e a busca pela equidade. Serão discutidas também questões relacionadas à postura profissional, trabalho em equipe e formação continuada.